Entre o querer e o fazer acontecer

fotojoaquim.jpeg

Todos nós queremos criar e educar crianças incríveis, que sejam generosas, empáticas, seguras e se der, felizes. Queremos filhos respeitosos e que saibam se relacionar com a vida de um jeito assertivo. Queremos crianças com jogo de cintura e que não desistam fácil das coisas. Mas diante dessa lista de desejos, muitas vezes nos sentimos falhando nessa missão. Somos tomados pelo sentimento de inadequação e dúvida sobre se estamos ou não no melhor caminho. E isso acontece porque hoje lidamos com filhos que respondem com agressividade, falta de paciência, uma ultra dependência da tecnologia, uma apatia e uma facilidade de largar as coisas pelo caminho. Então, o que fazer? Ou como fazer?

A resposta para essas perguntas é brutal: não existem garantias ou jeitos certos. Acontece que mesmo diante dessa constatação assustadora, é preciso escolher uma maneira de exercer a sua parentalidade e é aqui que começamos a re-escrever a nossa própria história.

Viemos de um modelo autoritário, com hierarquias pesadas e um falso respeito que atende pelo nome de medo. Viemos do castigo e da punição, da ameça e da premiação. Chegamos até aqui e podemos dizer que sobrevivemos. Agora, diante do seu filho, é possível refazer esse caminho e você tem a oportunidade de escolher entre dar a ele a chance de sobreviver a você ou viver com você.

Quando usamos a violência (física ou verbal) para conter uma criança, ela registra em seu corpo a mesma sensação de um animal que leva um choque. Você adestra, gera medo, desconfiança. E isso se mistura com outras células do nosso corpo e assim, vamos normalizando esse sentimento, sem aprender sobre ele.

Ser pai, mãe, educador ou cuidador de criança é trabalho duríssimo e exige de nós apenas duas coisa: consciência e coragem de quebrar paradigmas. Vamos?

Agenda seu atendimento online comigo por email: luandabarros@gmail.com

E se você é de Porto Alegre, Curitiba ou São Paulo, se inscreve para participar do meu workshop de Parentalidade Positiva, através do link: www.sympla.com.br/luabfonseca