Manda quem pode?

L1005829.jpg


- Mas mãe...por que não?

- Porque eu não quero.

Ou ainda

-Mas mãaaaae….por que não?

-Porque eu sei o que é certo.

Estamos familiarizados com esse tipo de diálogo. A gente fala assim com as crianças e isso é normal. Mas agora eu te pergunto: você falaria assim com seu colega de trabalho? Com uma amiga? Com seu marido? Esposa? Mãe?

Não falaríamos, simplesmente porque seria desrespeitoso.

E sabendo disso, por que achamos que é certo falar assim com as crianças?

Nos blindamos atrás da justificativa de que "somos adultos" para exercer com as crianças o nosso pior lado e confundimos autoridade com poder. Queremos mandar. Queremos que eles façam o que a gente acredita que é o melhor, o que é o certo, sem sequer abrir espaço para ouvir. Porque ouvir exige paciência e disponibilidade, mas nós estamos ocupados demais.

Não valorizamos as crianças e vivemos uma vida de pequenas violências e silêncios goela abaixo. Quando é que o seu filho vai merecer ser ouvido? Quando chegar na adolescência? Quando tirar a carteira de motorista? Ou quando puder pagar as contas sozinho?

A era do "criança não tem vontande" não pode ser substituída por "deixa ele fazer o que quiser, porque é criança". Entre essas duas pontas existe um lugar, aonde você é margem e orienta a criança e suas decisões. Entre esses dois modelos existe um lugar, aonde você enxerga a criança como alguém que tem valor e precisa ser ouvida. Entendo que a idéia de que adultos e crianças são iguais amedronta. Mas ser pai e mãe não é carreira, é relação. E todas as nossas relações precisam ser baseadas no respeito.

É simples: ouvimos e seguimos aqueles que respeitamos. Agora só temos que lembrar disso quando falarmos com nossos filhos. #parentalidadepositiva #diálogosfamiliares

Vamos desconstruir algumas crenças sobre relações parentais?

O meu workshop vai estar em Porto Alegre dia 20/0ut, em Curitiba no dia 24/nov e em São Paulo nos dias 4 e 5/dez. As turmas estão quase cheias!! Para se inscrever, clica no link da bio ou no www.sympla.com.br/luabfonseca