O roteiro e a rotina

IMG_1137.JPG

Receitas para fazer bebês dormir a noite toda são fáceis de achar. Existem métodos testados e aprovados mundo a fora e histórias de sucesso diante dos piores casos. Mães desesperadas compram livros, assistem cursos online, trocam informações em seus grupos de WhatsApp. Elas estão cansadas e fazendo qualquer negócio por 6 horas seguidas de um bom sono. Entre as técnicas, poucas variações e uma regra em comum: rotina. O bebê vai aprender a dormir se tiver uma linda e tranquila rotina. 

Acontece que ter rotina é o mundo ideal. Nesse mundo ideal imprevistos não acontecem, finais de semana são iguais aos dias de semana (que chato isso), os filhos são sempre únicos e a vida segue um script infalível. 

Rotina é importante, mas não pode ser prisão. Se você está aí aos trancos e barrancos tentando criar ou impor uma rotina para seu bebê, te mando meu abraço. Estamos juntas. Tem dias que rola e a gente vibra, tem dias que é um caos e a gente se desespera. Antes de querer seguir fielmente qualquer dica, lição ou metodologia, tente conhecer seu bebê, entender a dinâmica da sua vida. Aceite o que cabe no seu estilo, descarte o que não cabe. Por aqui, tem um bebê que dorme quando as irmãs deixam. Dorme enquanto a mãe tenta escrever um texto. E assim, a vida vai acontecendo. Sem roteiro e com a rotina que dá