Você está pronta?

Encontrei com um amigo que diante do meu barrigão, perguntou: E aí? Pronta? E eu, mãe de três, respondi sem titubear: claro! Nos despedimos mas ele deixou aquela pergunta reverberando dentro de mim. 

Fiquei pensando na loucura que é a chegada de um bebê, no caos em que a vida se transforma. E a real é que não sei se estou pronta. 

Definitivamente não estou pronta para o parto. Esse inesperado evento que acontece sem ensaios e que é diferente para cada filho que a pessoa tenha e por mais que a gente se prepare, pronta mesmo ninguém estar. Não estou pronta para  enfrentar a nova logística, que se apresentará sem planejamento. Não estou pronta para encarar as lacunas emocionais dos meus filhos, que com a chegada de mais um, vão precisar muito da mãe - esse momento de nutrir e ser nutrida é sempre confuso para mim. Não estou pronta para as novas olheiras e rugas que surgirão. Não estou pronta para o cansaço, não estou pronta para as noites em claro. 

No entanto, diante dessas constatações, eu me sinto muito tranquila. Muito mesmo. Tranquila para receber esse bebê, para amamentar, para pedir ajuda para mim e dar colo para os meus. Tranquila para enfrentar esse tsunami, tranquila para deixar essa onda me molhar.