Teresa parou de mamar

Teresa parou de mamar. Assim, sem claquete.

Na mesma semana que Irene fez cocô na privada, Teresa chegou à conclusão de que não precisava mais do peito, que já não apresentava uma fartura de leite.

- Cabou o mamá, mãe. Só tem um pouquinho.

Eu não podia discordar. Fazia tempo que o peito era um chameguinho, um carinho, que eu não negava. Mas leite, leite mesmo jorrando, não tinha. Quando ela fez um ano e meio, passei a oferecer a mamadeira a noite, para ver se melhorava o sono dela e o meu. Ela parou de acordar 4 vezes e passou a acordar só uma (Yes!). Estava feliz demais de ter amamentado por tanto tempo e ADORAVA dar de mamar. Deixar o peito seria um passo natural, mas não imaginei que ela resolveria a questão de forma tão racional e tranquila. Dois dias depois ela pediu para ver o peito e dar um beijo. Assim foi. Três dias depois ela pediu para mamar, eu ofereci e ela não quis.

Para completar o cenário, ela passou a tirar a fralda da noite. Antes dos dois anos, ela já não deixava eu colocar a fralda durante o dia e ficava sempre pelada. Fazia xixi na grama do quintal (uma vantagem incrível de morar em casa) e cocô também. Até hoje ela não pode ver uma grama que pede para fazer xixi, mas eu já estou domesticando, digo, educando ela para usar o banheiro com mais propriedade.

Resumo da ópera: em uma semana eu deixei de comprar fralda e parei de dar o peito. Além disso, nos mudamos mais uma vez e encaramos uma nova escola.  Pois, é, minhas amigas, algumas semanas são mesmo avassaladoras. Mas sabe o qua acontece: a gente sobrevive a elas. Ainda estou processando todas as informações e o fato de que minha bebê não é mais exatamente uma bebê (notem a minha dificuldade em encarar a realidade). Um lado meu está vibrando com tudo que vem pela frente e outro está sofrendo. Um luto bonito, mas doloroso.

No fundo, no fundo, tem a ver com retomar o meu lugar como mulher, como profissional. Me encarar novamente e enfrentar a sombra dessa nova Luanda, depois dos filhos. Estou ansiosa com isso e cheia de planos. #nodramamom